Real Application Cluster

Oracle RAC fornece capacidades surpreendentes de desempenho, tolerância a falha e escalabilidade, economia e é essencial ao conceito de GRID da Oracle. Com as versões anteriores, o RAC (ou seu precursor, o Oracle Parallel Server) era uma opção adiciona cara, mas a partir do banco de dados 10g em diante, o RAC está incluído no pacote com a licença do Standard Edition. Esta é uma indicações do quanto a Oracle Corporation deseja levar os usuários para ambientes RAC.

O Oracle Database Standard Edition está limitado a certo número de computadores e certo número de CPUs e núcleos por computador, mas, mesmo com essas limitações, fornece acesso a um ambiente maravilhosamente poderoso. O RAC é uma opção adicional para o Oracle Database 11g Enterprise Edition, onde a escalabilidade torna-se efetivamente ilimitada: delimitada apenas pela capacidade de clusterização de sistema operacional e hardware subjacentes.

Um banco de dados RAC pode ser configurado para um tempo de atividade de 100%. Uma instância pode ser desativada (para manutenção planejada ou, talvez, porque o computador no ela está executando entrou em pane) e o banco de dados permanecerá acessível por meio de uma instância sobrevivente em outra máquina. As sessões na instância com falha podem ser migradas para uma instância sobrevivente sem que o usuário tome conhecimento de nenhuma interrupção.

A escalabilidade transparente é proveniente da habilidade de adicionar instâncias, executando em diferentes máquinas, a um RAC, de forma dinâmica. Elas assumem automaticamente uma parte da carga de trabalho sem que os usuários precisem tomar conhecimento do fato de que agora mais instâncias acessíveis.

Algumas aplicações terão uma vantagem de desempenho por serem executadas em um RAC, mas nem todas. O processamento paralelo pode melhorar o desempenho de alguns trabalhos, como consultas de longa duração e grandes atualizações de lote. Em um banco de dados de instância única, atribuir vários servidores de execução paralela e tais tarefas ajudará - mas eles estarão executando em uma instância em uma máquina. Em um banco de dados RAC, os servidores de execução paralela podem executar em diferentes instâncias, o que pode evitar alguns gargalos inerentes a uma arquitetura de instância única. Outros trabalhos, como processar uma grande quantidade de transações pequenas normalmente encontradas em um sistema OLTP (On line Transaction Processing), não obterão vantagem no desempenho.