Oracle Golden Gate

O que é Oracle Golden Gate?

É uma solução líder em replicação de dados em tempo real, solução para sistemas heterogêneos, dados em tempo real para Business Intelligence, replicação de dados que estão sendo processados no banco de dados, etc. Oracle Golden Gate captura, efetua rastreamento, transformação e entrega de dados com baixo impacto e em tempo real e ao longo de sistemas heterogêneos.

Com esta ferarmenta é possível trabalhar com diferentes bancos de dados de diferentes versões sem grandes dificuldades, garantindo a integridade dos dados em caso de falha de rede ou interrupção de alguma transação do banco de dados. Após a normalização a integridade dos dados é garantida.

Para que serve Oracle Golden Gate?

Oracle Golden Gate serve para replicar dados que estão sendo processados no banco de dados em tempo real, ou seja, com ele é possível uma base de dados Oracle 11g release 2 que roda em ambiente Linux atualizar uma base de dados SQL Server 2008 que roda em Windows. Está replicação é feita via TCP/IP, desta forma não há limite de distância para a replicação de dados, existem casos de empresas que replicam dados de um continente para o outro utilizando a solução Oracle Golden Gate.

Como funciona o Replicação de Dados?

Imagine duas bases de dados, uma delas é a base de dados fonte, ou seja é desta base de dados que serão extraído os dados e a outra base de dados de destino, ou seja, para esta base de dados serão replicados os dados.


Captura: O Oracle Golden Gate efetua uma captura de transações Commitadas que também podem ser filtradas através da leitura dos Logs de transação.

Trail Files: Em seguida o Oracle Golden Gate organiza os dados em fileira para roteamento.

Pump: Após a organização dos dados o Oracle Golden Gate efetua a distribuição dos dados para múltiplos destinos.

Roteamento: Na fase de roteamento dos dados os dados são compactados e encriptados.

Delivery: A conclusão do processo ocorre na entrega dos dados extraídos da base fonte para a base de destino, nesta etapa aplica-se os dados com integridade de transação, transformando-os quando necessário.

Lembrando que este mesmo processo pode ser feito da forma contrária, ou seja, o Oracle Golden Gate é capaz de extrair dados da base de destino para a base fonte ou para outras bases de dados.

Principais Diferencias:

Performance: Não intrusivo, baixo impacta em seu ambinte de produção, baixa latência.

Flexível e Extensível: Arquitetura aberta e modular, suporta fontes de dados de destinos heterogêneos.

Confíavel: Mantem a integridade das transações, tolerável à interrupções e falhas.